segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Fim do Coração de Jesus


Estudei durante quase toda a década de 90 na escola E.R.C. (Escola em Regime de Convênio) Coração de Jesus, abreviadamente chamado de “Sagrado”, a Sociedade Beneficente, fundada no dia 24 de Julho de 1921, teve seu fim durante a primeira metade do ano de 2014, e pelo que eu soube, a administração da escola não quis renovar o convênio com o governo estadual, pessoalmente falando, creio que isso deva ter começado a acontecer depois do falecimento da Diretora Maria Raimunda Costa e Silva de Andrade, mas esta não foi somente uma escola aonde eu estudei, foi um dos locais aonde eu reuni as mais inesquecíveis recordações, lá fiz boas amizades e me meti em enrascadas lazarentas e cabulosas, mas foi onde eu tomei jeito para estudar.

Esses últimos dias não tem sido fáceis, mas mesmo assim tenho procurado exercer o hábito de agradecer em vez de reclamar, entretanto, por esses dias, eu passei em frente da escola e, conversando com o bombozeiro, soube que finalmente o prédio foi vendido para o SESI e brevemente e possivelmente o local deva ser demolido para a expansão do prédio do SErviço Social da Indústria, mas quando eu soube dessa notícia, senti como se um choque percorresse meu corpo, aquele lugar aonde pensei em matricular o filho que ainda não tenho, um dia deixará de existir. Até agora enquanto escrevo estas linhas, sinto uma tristeza muito grande, e isso acabou resultando num sonho bastante triste e simbólico a qual relatarei a seguir.
 
Nunca senti tanta tristeza quanto neste sonho, parecia que meu coração fosse se partir em mil pedaços, a emoção foi tão forte e intensa que me fez acordar chorando feito uma criança pequena. O sonho começa comigo passando em frente a esta escola aonde conclui meu ensino fundamental, de fronte da entrada principal, ao olhar para dentro, avistei várias pessoas vestidas de brancos: “- Seriam anjos, ou puras almas de luz?” – perguntei a mim mesmo, sem me conter, adentrei no recinto e logo avistei a Dona Genoveva, conversando com ela sobre o que estava acontecendo ali, ela me informou que a escola havia sido vendida e que breve os engenheiros e operários com suas impiedosas marretas e tratores logo ali estaria para por o prédio inteiro abaixo.
Sentindo-me impotente naquele sonho assim como no momento em que soube desta notícia no mundo real, me senti dominado por uma terrível tristeza, perguntei (Na verdade pedi) a ela se poderia ficar ali até o derradeiro instante, ela gentilmente aceitou, mas dizendo que iria embora, pois não suportaria a dor de ver aquele lugar tão importante para ela sendo destruído “pelo progresso, renovação ou expansão”, e que quando EU fosse fazer este ultimo passeio de despedida, que eu não fosse sozinho, mas acompanhado por uma pessoa, alguém tão especial ao ponto de conhecer até os meus mais profundos e íntimos segredos. – Mas quem seria esta pessoa? – Perguntei, e ela prontamente apontou para a entrada do salão aonde da rua vinha se aproximando uma jovem mulher de uma fisionomia que eu conhecia muito bem, era minha doce, finada e amada mãe.
No momento em que iniciamos o nosso passeio, foi quando os trabalhadores começaram a demolição, caminhando por aquele cenário em ruinas, eu compartilhava com minha companheira de luz cada boa e má recordação que eu tinha daquele lugar, mostrei a ela as salas aonde estudei, falei sobre cada amigo que fiz, sobre as encrencas, sobre as notícias que recebi, inclusive do falecimento de minha avó. Eu simplesmente não achava justo aquele lugar reunir tantos ensinamentos ser posto abaixo desta forma, como se tudo significasse nada, era muito forte a vontade de chorar, e eram nesses momentos que eu entendi o porque da Dona Genoveva ter me sugerido não embarcar nessa jornada sozinho, pois cada vez que eu fraquejava, eu tinha minha mãe ao lado para me abraçar e ceder seus ombros para que os mesmos se encharcassem de lágrimas, entretanto, toda vez eu fazia isso, eu acordava por um instante e voltava a dormir e retomar o sonho do ponto aonde parou, coisa que nunca aconteceu comigo.
Cada fato que eu compartilhava com ela, ao mesmo tempo ela me revelava uma verdade que será sintetizada no final deste relato, e cada gota de lágrima era como se eu me libertasse de um desapego, ao menos era o simbolismo vigente. Só que nosso passeio estava chegando ao fim, várias paredes já haviam sido derrubadas, o local estava se tornando irreconhecível, era hora de partir. Retornamos ao salão principal de festas, outrora usado também como sala de aula (Inclusive estudei alí) aonde por uma ultima vez, minha mãe me abraçou e tocou minha mente e meu coração com algo que se tornou as seguintes palavras:
“Não se sinta tão triste por causa de tijolos e argamassa que estão sendo arrancados de seu lugar, o mais importante você já os têm, que são as lembranças que você carrega para sempre dentro de seu mais profundo íntimo, são esses momentos documentados do tempo que fizeram de você o que és, e é normal que na vida ocorram essas transformações, e apesar de toda essa dor que você ainda sente, tenha uma coisa em mente sem qualquer sombra de dúvidas: Quando um novo prédio se erguer aqui, este será palco de novos e importantes acontecimentos que se tornarão lembranças tão doces quanto esta que você esta sentindo agora, mas isso não é privilégio de qualquer um, não são todas as pessoas que passarem por aqui, somente aquelas que, como você, tem a pureza no coração o suficiente para reconhecerem o verdadeiro valor de uma recordação.”
Neste momento, ela se despede de mim como fizera em outros sonhos, mais uma vez não pude dizer o que apesar de para ela ser óbvio, eu sempre quis expressar em palavras e gestos, que eu a amava tanto que sempre sentirei sua falta. Acordo em meu quarto e começo este breve narrativa até aqui.
J.F. Souza 03.09.17 – 04:07am
E.R.C. CORAÇÃO DE JESUS Belém, Pará, Brazil A Escola em Regime de Convênio de 1º Grau "CORAÇÃO DE JESUS" está situada na Avenida Almirante Barroso, nº 2508, Bairro do Marcos, integra a Rede Estadual de Ensino, como Escola em Regime de Convênio, mantida pela Secretaria Estadual de Educação, do Município de Belém, Estado do Pará. Esta Escola tem como principal característica o ideal de formação Geral do educando.

14 comentários:

  1. A melhor escola que estudei. Sinto saudades

    ResponderExcluir
  2. Estudei de 92 a 2000. Excelente escola.

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter uma página no Facebook so pra galera que estudo lá se re encontrar

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. A minha também! Eu diria que foram os momentos mais felizes da minha vida

      Excluir
  5. Marcou minha vida. Conheci o pai dos meus filhos nessa escola sou grata pelas grandes e eternas amizades Que fiz e que eu trouxe pra toda Minha vida... 😍💜 sou eternamente grata ao sagrado coração de Jesus... E sinto imensa das coisas maravilhosas que vivi.....

    ResponderExcluir
  6. Eu peguei um susto quando me vi nessa foto

    ResponderExcluir
  7. Meus filhos estudaram no Coração de Jesus, era uma ótima escola. Meu filho mais velho quando soube que haviam demolido a escola, este ficou muito triste. Meus filhos e minha afilhada amavam estudar no Coração de Jesus.Ate hoje Thayana fala da escola, da diretora, dos professores e do porteiro Constantino.

    ResponderExcluir
  8. Passei bons momentos no coração de jesus boas amizades e algumas encrencas mas foi muito bom ter passado pelo coração

    ResponderExcluir
  9. Excelente local o se estudar estudei até 97

    ResponderExcluir